Envie-nos a sua mensagem
Fale connosco
Morada:
Av 5 de Outubro nº 151, 7º D, 1050-053 Lisboa
Telefone:
962 639 055 (chamada para rede móvel nacional)
E-mail:
info@doramaltez.com
Localização:
A Terapia EMDR ou Eye Movement Desensitization and Reprocessing (Dessensibilização e Reprocessamento através do Movimento Ocular) é uma nova e poderosa abordagem psicoterapêutica de reprocessamento. Este método destina-se ao tratamento de experiências emocionalmente traumáticas, promovendo a comunicação entre os dois hemisférios, através da estimulação bilateral do cérebro.
O EMDR baseia-se na ideia de que os pensamentos, emoções e comportamentos negativos são o resultado de eventos traumáticos não processados, que ficam retidos e congelados no cérebro, principalmente no hemisfério direito, sendo este o principal responsável por gerir as nossas emoções. Por outro lado, as ferramentas que nos permitem dar um novo significado à experiência e deixá-la no passado encontram-se no hemisfério esquerdo, responsável pela nossa objetividade e racionalidade.
Desta forma, através da estimulação bilateral, é promovida a comunicação entre os dois hemisférios e o processamento natural da informação é reposto. Assim, após cada sessão com EMDR, as memórias traumáticas, ainda que passíveis de serem recordadas, já não apresentam o efeito perturbador que anteriormente provocavam. O resultado desta libertação de carga emocional é evidente e permanece de forma duradoura.
O EMDR é, desta forma, um importante método terapêutico, cuja eficácia foi já comprovada por diversos estudos científicos. Além disso, as principais organizações internacionais na área da Saúde Mental como a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP), a Associação de Psicologia Americana (APA) e várias outras organizações profissionais de saúde reconhecem o EMDR como uma terapia eficaz para o tratamento de Perturbações psicológicas relacionadas com o trauma.
Para mais informações consultar www.emdrportugal.pt
O Brainspotting (BSP) é uma abordagem neurobiológica inovadora que atua nas áreas mais profundas e primitivas do nosso sistema nervoso central, ou seja, chega a experiências e sintomas que normalmente estão fora do alcance da mente consciente, porque atua diretamente nos sistemas nervosos autónomo e límbico, responsáveis pelas funções corporais e emocionais, respetivamente.
A premissa fundamental do BSP é que a direção do olhar pode influenciar a forma como nos sentimos. Desta forma, através da estimulação bilateral (que facilita a comunicação entre diferentes regiões do cérebro) o terapeuta localiza neurologicamente pontos específicos (brainspots) onde estão armazenadas as experiências perturbadoras e inconscientes, que muitas vezes são de natureza traumática. Esta abordagem ajuda a reprocessar, integrar e transformar essas experiências, ocorrendo um processo profundamente integrador e curativo dentro do cérebro, com resultados psicológicos, emocionais e físicos.
Desta forma o Brainspotting é uma poderosa ferramenta terapêutica que visa identificar, processar e liberar as fontes neurofisiológicas da dor emocional e física, trauma, dissociação e uma variedade de outros sintomas desafiadores. Pode também ser útil para otimização de desempenho académico, profissional, desportivo ou artístico.
Um dos princípios fundamentais da Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) é o de que não são as situações em si que determinam as emoções e os comportamentos das pessoas, mas sim as suas cognições ou interpretações a respeito das situações em questão. Assim, a nossa forma de interpretar os eventos e aspetos da realidade influencia diretamente as nossas reações emocionais e, consequentemente, as nossas ações.
A TCC permite ao paciente obter ferramentas para distinguir entre pensamentos, sentimentos e a própria realidade. Esta distinção facilita a perceção dos processos automáticos negativos que contribuem para a manutenção do estado de psicopatologia.
Isto ocorre através da reformulação dos padrões de pensamento e comportamento do paciente, utilizando uma variedade de técnicas cognitivas e comportamentais para tal. O foco da terapia é capacitar a pessoa para lidar de forma mais eficaz com os desafios do dia-a-dia, fornecendo estratégias que promovam uma melhor qualidade de vida.
A Terapia Cognitivo-Comportamental é, desta forma, uma abordagem terapêutica focada, breve, estruturada e centrada no presente. Reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como eficaz para o tratamento de uma variedade de condições psicológicas e a sua eficácia comprovada em inúmeros estudos científicos. Estes estudos referem também que a TCC tem sido tão ou mais eficaz do que outras formas de terapia psicológica ou medicação psiquiátrica.
Pode pesquisar on-line em www.beckinstitute.org